Deputado Pimenta pede obra de reforço da pista da Base ao comandante da FAB

Deputado Pimenta pede obra de reforço da pista da Base ao comandante da FAB

Foto Divulgação

O deputado federal Paulo Pimenta (PT) teve uma reunião nesta quarta-feira com o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno, para tratar de três assuntos de interesse de Santa Maria e região. 


Polícia Civil investiga grupo do Mato Grosso do Sul suspeito de desviar mais de R$ 500 mil de empresa de Santa Maria

Polícia Civil conclui inquérito que investigou abordagem da Brigada Militar que resultou na morte de agricultor em Santa Maria


O primeiro pedido é a autorização da FAB para que seja feita uma obra de reforço da pista da Base Aérea para permitir que futuramente ela possa receber pousos diários de aviões maiores a jato, como Boeing, Airbus e Embraer. Haveria R$ 40 milhões já disponíveis em Brasília para a obra, mas falta o aval da FAB. Esse reforço é fundamental para tentar retomar voos comerciais de Santa Maria a Campinas ou São Paulo, pois com a pista atual só podem pousar aviões de médio porte, como o ATR-72:

- Já tem o recurso na Secretaria da Aviação Civil para a obra. O que precisamos é da autorização da Aeronáutica e compatibilizar para o cronograma da obra não atrapalhar as operações da Base Aérea.

 
Outro pedido de Pimenta foi que a Aeronáutica autorize a permanência do Aeroclube de Santa Maria na área da Base Aérea, pois a entidade foi notificada pela FAB a deixar o local porque nunca teria existido nenhum documento autorizando a utilização do terreno da União para as atividades do aeroclube. Seria preciso fazer um convênio para legalizar a permanência do aeroclube no local.

Pimenta solicitou que a FAB ceda um espaço para a construção de um hangar para o novo helicóptero que a Brigada Militar vai receber em Santa Maria para operações na cidade e na região.

- O comandante Damasceno ficou de verificar os três pedidos e dar uma resposta daqui a 15 dias - afirmou.

 
Pimenta e o vereador Sidi Cardoso (PT) vão convidar várias autoridades e lideranças de Santa Maria e região para ir a Brasília daqui a duas semanas para a nova reunião com o comandante da FAB. O objetivo é demonstrar a união da região para reforçar a importância desses pedidos, principalmente da obra da pista para viabilizar a volta dos voos para São Paulo. A ideia é que, na comitiva de Santa Maria para a reunião, estejam presentes o prefeito Rodrigo Decimo, a reitora eleita da UFSM Martha Adaime, a reitora da UFN Iraní Rúpulo e representantes de entidades empresariais e da AMCentro, Quarta Colônia, geoparques e Recanto Maestro.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Tradicional bar fecha após 12 anos em Santa Maria; Raquel Tombesi, da Cheiro, publica agradecimento Anterior

Tradicional bar fecha após 12 anos em Santa Maria; Raquel Tombesi, da Cheiro, publica agradecimento

Pela primeira vez, mulheres participam da seleção para atuar como soldado no Serviço Militar em Santa Maria Próximo

Pela primeira vez, mulheres participam da seleção para atuar como soldado no Serviço Militar em Santa Maria

Deni Zolin