Foto Divulgação
O deputado federal Paulo Pimenta (PT) teve uma reunião nesta quarta-feira com o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno, para tratar de três assuntos de interesse de Santa Maria e região.
O primeiro pedido é a autorização da FAB para que seja feita uma obra de reforço da pista da Base Aérea para permitir que futuramente ela possa receber pousos diários de aviões maiores a jato, como Boeing, Airbus e Embraer. Haveria R$ 40 milhões já disponíveis em Brasília para a obra, mas falta o aval da FAB. Esse reforço é fundamental para tentar retomar voos comerciais de Santa Maria a Campinas ou São Paulo, pois com a pista atual só podem pousar aviões de médio porte, como o ATR-72:
- Já tem o recurso na Secretaria da Aviação Civil para a obra. O que precisamos é da autorização da Aeronáutica e compatibilizar para o cronograma da obra não atrapalhar as operações da Base Aérea.
Outro pedido de Pimenta foi que a Aeronáutica autorize a permanência do Aeroclube de Santa Maria na área da Base Aérea, pois a entidade foi notificada pela FAB a deixar o local porque nunca teria existido nenhum documento autorizando a utilização do terreno da União para as atividades do aeroclube. Seria preciso fazer um convênio para legalizar a permanência do aeroclube no local.
Pimenta solicitou que a FAB ceda um espaço para a construção de um hangar para o novo helicóptero que a Brigada Militar vai receber em Santa Maria para operações na cidade e na região.
- O comandante Damasceno ficou de verificar os três pedidos e dar uma resposta daqui a 15 dias - afirmou.
Pimenta e o vereador Sidi Cardoso (PT) vão convidar várias autoridades e lideranças de Santa Maria e região para ir a Brasília daqui a duas semanas para a nova reunião com o comandante da FAB. O objetivo é demonstrar a união da região para reforçar a importância desses pedidos, principalmente da obra da pista para viabilizar a volta dos voos para São Paulo. A ideia é que, na comitiva de Santa Maria para a reunião, estejam presentes o prefeito Rodrigo Decimo, a reitora eleita da UFSM Martha Adaime, a reitora da UFN Iraní Rúpulo e representantes de entidades empresariais e da AMCentro, Quarta Colônia, geoparques e Recanto Maestro.